Incentivo ao plantio de hortaliças tem contribuído para diversificação da produção e melhoria na renda familiarPorto Velho, RO - O trabalho que a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – Emater vem fazendo junto aos produtores rurais de Costa Marques, no incentivo ao plantio de hortaliças, tem contribuído para diversificação da produção e melhoria na renda familiar. O objetivo é ampliar e fortalecer a produção olerícola no município e garantir alimentação a quem precisa. Somados a recursos financeiros advindos de emenda parlamentar e repassados pelo Governo Estadual, a atividade ganha fôlego e ainda contribui para o abastecimento de entidades que atuam com pessoas em situação de vulnerabilidade social e alimentar.
A ação vem sendo desenvolvida em parceria com a Associação de Produtores Rurais do Setor Serra Grande – Asproseg, e com entidades, a exemplo da Policia Militar do Estado de Rondônia – PMRO, onde já foi implantada uma horta para atividades junto aos apenados. O gerente do escritório local da Emater/RO, Jorge Mugrabi afirmou que, “hoje, estamos atendendo somente o hospital porque a produção ainda é pequena, mas nossa intenção é que possamos ampliar e, futuramente, por meio dos programas de políticas públicas do Governo, distribuir para entidades como igrejas e escolas”.

Distribuição de sementes vai beneficiar 50 famílias
POLÍTICAS PÚBLICAS
O Governo Estadual tem investido em políticas públicas que visam o fortalecimento da agricultura como programas e projetos que incentivam novos plantios e, para garantir a comercialização da produção, criou o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos – PEAA, para compra direta da produção com distribuição às famílias em vulnerabilidade social.
O presidente da Emater/RO, Luciano Brandão destacou que, o Governo tem priorizado a agricultura do Estado com ações de grande importância à família rural, e a Autarquia tem contado com apoio de parlamentares comprometidos com o desenvolvimento agropecuário de Rondônia, que conhecem a importância da instituição para o sucesso dos agricultores familiares. “Temos certeza que, com a união de todos, nossa agricultura estará cada vez mais fortalecida”, finalizou.