PLANEJAMENTO Prefeitura de Porto Velho inicia 2ª Conferência Municipal de Acompanhamento do Plano Diretor Participativo

PLANEJAMENTO Prefeitura de Porto Velho inicia 2ª Conferência Municipal de Acompanhamento do Plano Diretor Participativo

Evento avalia os resultados da execução das ações da Prefeitura nos anos de 2023 e 2024 comk perspectivas futuras



Porto Velho RO - Prefeitura avança no acompanhamento do Plano Diretor com participação da sociedadeCom foco no desenvolvimento sustentável da cidade, a Prefeitura de Porto Velho iniciou nesta quarta-feira (10), a 2ª Conferência Municipal de Acompanhamento do Plano Diretor Participativo do município.

Sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Economia (Semec), a reunião pública que contou com a presença de várias autoriddes municipais, representantes da sociedade civil organizada e moradores de bairros, aconteceu no Murano Eventos, na Av. Rogério Weber, Centro.



Plano Diretor compreende diversas ações que precisam ser implementadas para assegurar que seus resultados beneficiem a nossa sociedade“O Plano Diretor compreende diversas ações que precisam ser implementadas para assegurar que seus resultados beneficiem a nossa sociedade. Nesta edição estamos avaliando os resultados da execução das ações nos anos de 2023 e 2024”, explicou Sérgio Luiz Pacífico, secretário-adjunto da Semec.

Isso significa, que durante a Conferência, a sociedade terá a oportunidade de analisar o trabalho desenvolvido pela Semec, pela Subsecretaria de Planejamento e a Prefeitura como um todo, incluindo os levantamentos realizados sobre o progresso (ou não) na implementação do Plano Diretor, que tem duração de dez anos.

Nesse contexto, a participação e colaboração da comunidade são essenciais, especialmente através da conferência, onde a sociedade civil discute e propõe soluções para garantir um crescimento sustentável.

A prefeitura, por sua vez, busca mitigar os impactos ambientais, considerando as mudanças climáticas e a preservação da natureza para implementar as políticas públicas tão necessárias para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Evento segue nesta quinta-feira (11), das 8h às 17h30EXPECTATIVAS

“Minha perspectiva é que este evento represente uma prestação de contas dos planos municipais para Porto Velho em 2023 e 2024, além de apresentar as projeções para os
próximos anos”, disse Kauê Ribeiro, integrante do Conselho Municipal da Cidade.

Ele considera a Conferência de fundamental importância para o sucesso do município nos próximos anos, desde que a sociedade aproveite a oportunidade para a participar ativamente da gestão com ideias, buscar soluções e avaliar a execução das ações.

Moradora da comunidade Maravilha II, do outro lado da ponte sobre o rio Madeira (margem esquerda) e presidente da Associação das Defensoras Populares do Município de Porto Velho, Leonira Correia disse ser uma grande satisfação participar do evento e apresentar as demandas da localidade.

Por outro lado, afirmou que fica entristecida pelo fato da comunidade não ser lembrada no planejamento das ações para a cidade . “Moramos em uma área não regularizada, mas estamos em busca desse benefício. É um lugar pacato e de famílias carentes. Quero tirar algo proveitoso dessa reunião para a nossa comunidade”, comentou.

“Embora já estejamos com projetos em andamento para 2025, o Plano Diretor é um planejamento de longo prazo, com horizonte superior a 10 anos. Monitoramos e ajustamos nossas estratégias para alcançar os objetivos estabelecidos no Plano Diretor, como determina o prefeito Léo Moraes”, completou Sérgio Pacífico.

PROGRAMAÇÃO

Depois da solenidade de abertura, teve a palestra inaugural com o tema: Impacto das Mudanças Climáticas no Desenvolvimento Urbano, leitura e aprovação do regulamento da Conferência e o painel intitulado Caminho das Águas: Resiliência e Vida na Cidade.

O evento segue nesta quinta-feira (11), das 8h às 17h30 com a seguinte programação:

08h00–09h00 — Apresentação das ferramentas de Planejamento Urbano e Territorial: Geoportal e Observatório Municipal

09h00–09h30 — Coffee Break

09h30–10h30 — Apresentação: Relatórios de Acompanhamento do PDPM

10h30–12h00 — Análise dos Relatórios de Acompanhamento do PDPM – Escuta Social

12h00–14h00 — Almoço

15h30–17h00 — Painel: Porto Velho Resiliente: estratégias para enfrentar as mudanças climáticas

17h00–17h30 — Apresentação Cultural e Encerramento

Texto: Augusto Soares
Foto: Emily Costa e Diego Macedo

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Postagem Anterior Próxima Postagem