Um levantamento do Instituto Real Time Big Data indica que o atual governador lidera as intenções de voto em um cenário com vários nomes fortes. A margem de erro é de 3 pontos.
PORTO VELHO, RO – O governador de Rondônia, Marcos Rocha (União), é o candidato com maior intenção de voto para uma vaga no Senado Federal, de acordo com uma nova pesquisa eleitoral divulgada nesta sexta-feira (17). O levantamento, realizado pelo Instituto Real Time Big Data, coloca o governador à frente em um cenário competitivo que inclui nomes como a deputada federal Silvia Cristina e o senador Confúcio Moura.
A pesquisa, encomendada pela TV Record, ouviu 1.200 pessoas entre os dias 15 e 16 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Confira os números da disputa pelo Senado
No cenário estimulado apresentado aos entrevistados, a intenção de voto ficou distribuída da seguinte forma:
Marcos Rocha (União): 22%
Silvia Cristina (PP): 20%
Confúcio Moura (MDB): 15%
Vice-presidente do PL Rondônia: 14%
Delegado Rodrigo Camargo (Republicanos): 8%
Acir Gurgacz (PDT): 6%
Brancos, nulos e indecisos: 6%
Os dados mostram uma disputa acirrada no topo da lista, com uma diferença de apenas 2 pontos percentuais entre o primeiro e o segundo colocados, diferença que está dentro da margem de erro da pesquisa.
O que significa essa pesquisa?
As pesquisas eleitorais são como um "termômetro" da opinião pública em um determinado momento. Elas mostram as tendências de voto, mas a situação pode mudar até o dia da eleição. A vantagem de Marcos Rocha, embora pequena, o coloca em uma posição de destaque na corrida pelo Senado.
A presença de votos brancos, nulos e indecisos (6%) também indica que parte do eleitorado ainda não se decidiu, o que pode mudar o panorama da disputa nas próximas semanas.
Esta é uma das primeiras pesquisas de grande porte a mapear o cenário para o Senado em Rondônia e deve aquecer o debate político no estado. A população aguarda novas pesquisas para acompanhar a evolução das preferências do eleitorado.
Fonte: Portal364