Pesquisa eleitoral em Rondônia coloca governador Marcos Rocha na frente na disputa pelo Senado

Pesquisa eleitoral em Rondônia coloca governador Marcos Rocha na frente na disputa pelo Senado


Um levantamento do Instituto Real Time Big Data indica que o atual governador lidera as intenções de voto em um cenário com vários nomes fortes. A margem de erro é de 3 pontos.

PORTO VELHO, RO – O governador de Rondônia, Marcos Rocha (União), é o candidato com maior intenção de voto para uma vaga no Senado Federal, de acordo com uma nova pesquisa eleitoral divulgada nesta sexta-feira (17). O levantamento, realizado pelo Instituto Real Time Big Data, coloca o governador à frente em um cenário competitivo que inclui nomes como a deputada federal Silvia Cristina e o senador Confúcio Moura.

A pesquisa, encomendada pela TV Record, ouviu 1.200 pessoas entre os dias 15 e 16 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Confira os números da disputa pelo Senado

No cenário estimulado apresentado aos entrevistados, a intenção de voto ficou distribuída da seguinte forma:

Marcos Rocha (União): 22%

Silvia Cristina (PP): 20%

Confúcio Moura (MDB): 15%

Vice-presidente do PL Rondônia: 14%

Delegado Rodrigo Camargo (Republicanos): 8%

Acir Gurgacz (PDT): 6%

Brancos, nulos e indecisos: 6%

Os dados mostram uma disputa acirrada no topo da lista, com uma diferença de apenas 2 pontos percentuais entre o primeiro e o segundo colocados, diferença que está dentro da margem de erro da pesquisa.
O que significa essa pesquisa?

As pesquisas eleitorais são como um "termômetro" da opinião pública em um determinado momento. Elas mostram as tendências de voto, mas a situação pode mudar até o dia da eleição. A vantagem de Marcos Rocha, embora pequena, o coloca em uma posição de destaque na corrida pelo Senado.

A presença de votos brancos, nulos e indecisos (6%) também indica que parte do eleitorado ainda não se decidiu, o que pode mudar o panorama da disputa nas próximas semanas.

Esta é uma das primeiras pesquisas de grande porte a mapear o cenário para o Senado em Rondônia e deve aquecer o debate político no estado. A população aguarda novas pesquisas para acompanhar a evolução das preferências do eleitorado.

Fonte: Portal364
Postagem Anterior Próxima Postagem